TECNOLOGIA INOVADORA CONVERTE POTENCIAIS HIDRÁULICOS EM ENERGIA ELÉTRICA


A HIGRA mais uma vez reforça seu pioneirismo. Um dos destaques que a empresa vai apresentar em seu 14º Encontro de Vendas será a Usina Compacta de Hidrogeração Anfíbia (UCHA). A solução foi desenvolvida recentemente e será detalhada no evento que vai reunir profissionais de vendas e representantes comerciais da empresa no Brasil e no exterior, de 10 a 14 de março, no Rio Grande do Sul.

A UCHA é um sistema que aproveita a força da água existente em sistemas de bombeamento e estações de tratamento para geração de energia. O produto assinado pela HIGRA foi implantado, pela primeira vez, em dezembro de 2018 na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em São Bernardo do Campo. O Semae, na cidade de São Leopoldo, já aderiu a tecnologia e em breve iniciará a operação. Outras companhias já estão em negociação de viabilidade. Na prática, é possível dizer que se trata de uma mini-hidrelétrica, que utiliza a água do abastecimento também para gerar energia. 

Na unidade inaugurada no interior de São Paulo, a mesma água que move as turbinas é depois também distribuída para o consumo dos moradores. A capacidade de geração de energia da estrutura é de 20 mil KWh ao mês. A previsão é que outras 16 mini-hidrelétricas, utilizando a tecnologia HIGRA sejam implantadas na região do ABC pela Sabesp.

A partir do 14º Encontro de Vendas, a HIGRA terá o alinhamento de toda a equipe comercial e representantes. A intenção é que a solução seja divulgada e, a partir de negociações, possa estar presente em diversos mercados no Brasil e no exterior. A Higra Export integra a equipe comercial com profissionais especializados.  

 

Funcionamento e customização por aplicação
A solução integrada de geração funciona a partir de turbogeradores anfíbios que já são fornecidos com todo o sistema de acionamento, controle e devolução de energia elétrica, sincronizada com a rede local existente. Nessa solução, todo o controle da geração de energia e rotação do gerador elétrico são automatizados, buscando sempre o melhor ponto de operação.

Outro diferencial do sistema é a otimização das turbinas. Na UCHA, cada turbina é única. As tecnologias que a HIGRA utiliza para o projeto se baseiam nas informações de cada instalação. E no desenvolvimento individual de cada solução, a empresa utiliza ferramentas de simulação tipo CFD (ou Fluidodinâmica Computacional) para a produção das geometrias das turbinas. Isso garante o máximo aproveitamento hidroenergético da aplicação.